quinta-feira, 27 de novembro de 2014

É só o Lobão?!



Nesta semana, recebi uma sugestão sobre um texto. Foi meu primo, pedindo para falar do Lobão -músico - sobre seu apoio ao PT no início dos anos 90 e sua mudança para a direita neoliberal. Para tanto, fui pesquisar sobre o cara. Minha surpresa foi tão grande ao ver a biografia dele, que mudei um pouco o foco do assunto que pretendia falar.


Pra resumir bastante, aos 19 anos, ele foi expulso de casa pelo pai. Os dois brigaram, ele levou um soco do pai e revidou quebrando seu violão no progenitor. Seu pai suicidou-se. Sua mãe, que era bipolar e tomava boas cargas de remédio por dia, morreu ao largar os medicamentos e deixou uma carta culpando-o pela sua morte.

Ele tocou com a banda Vímana, junto com Lulu Santos e outros, mas a banda acabou. Foi fundador da nossa saudosa banda Blitz (inclusive foi ele quem lhe deu esse nome) e por problemas internos, afastou-se. Mas quando ficou sabendo que a banda seria entrevistada por uma grande revista, fingiu ser ainda membro, tomou a dianteira na encolha e malandramente saiu na capa. Assim, conseguiu espaço na mídia e ganhou ódio mortal da galera da Blitz. Mas abriu espaço para sua carreira solo. Hoje ele além de músico é produtor, escritor, e também apresentador de TV.

Seus problemas com drogas e prisões também eram bem exposto em todas as mídias.

Não quero julgá-lo por nada, mesmo porque gosto muito dele como artista. Mas observando sua vida, percebemos muito desiquilíbrio e confusões. Não quero parecer preconceituoso nem parcial, mesmo porque tenho certeza que se um dia fosse levar um papo com ele, ouviria muitas razões que justificariam sua conduta. O grande lance é que, bem ou mal, ele tem o filme queimado com a sociedade "não roqueira" que consome a mídia de massa. Porque é muito mais lucrativo vender um porra louca do que um menino bom, e talvez ele esteja vivo para o universo musical justamente por esse motivo.

Mas quando se trata de política, as coisas são confusas e diferentes. Nem vou me concentrar na posição política em que ele está agora. Vou pensar da seguinte forma: o apoio dele ajuda ou atrapalha? Qual a credibilidade dele para formar opinião?

Imagine só, você vivendo num universo "sexo drogas e rock and roll" e de repente dar um pitaco sobre a atual condição sócio econômica de um país. Quem levaria a sério?! Mesmo falando verdades, você estaria sujeito a receber uma chuva de críticas. Porque sua postura não condiz com alguém que tem uma visão do que é certo. E não interessa se você apoiar direita ou esquerda.

Assim, vejo muita gente criticando o Lobão pelos comentários sobre homofobia, sobre neoliberalismo, sobre a miserabilidade do país, etc. Não vou focar em críticas sobre a opinião dele, mas vou fazer uma indagação em cima disso. Ele é descaralhado, todo mundo sabe. Muita gente extremista vai na onda dele, e assim as opiniões se dividem. Ele pode até falar verdades, mas quem vai contra, mete-lhe o pau.

- Mas como explicar, por exemplo, um Paulo Maluf da vida, que nem sequer pode sair do país pra não ser preso, ter um mandato atrás do outro? Ladrão descarado, bandido. E todo mundo sabe. O cara tem ficha suja na Interpol! Se meteu em um trilhão de escândalos!!! Mas é mais fácil ouvir que Lobão é retardado, do que Paulo Maluf perder um mandato.

- Como explicar Tiririca ser deputado federal, cheio de votos? O cara é um palhaço semi-analfabeto! Tudo bem que ele é engraçado pra cacete, mas ele não entende porra nenhuma de política, é um boneco! E todo mundo sabe. Mas é mais fácil ouvir alguém falar que o Lobão é um merda, do que o Tiririca ter menos de 1 milhão de votos.

- Como explicar que escândalos como o do mensalão e o da Petrobrás não foram de conhecimento (nem envolvimento) do Lula e Dilma, respectivamente?! Isso é tão óbvio que chega a ser ridículo! Mas Dilma é nossa atual presidente e tem mais 4 anos pela frente, e muito provavelmente, os próximos 4 anos serão de Lula. E o Lobão é um filho da puta.

O que eu quero concluir, é que somos direcionados a ceder a determinadas opiniões. Mas o grande lance, não é a manipulação da mídia em si, mas sim a capacidade de discernimento das pessoas. O problema é sempre EDUCAÇÃO. Um povo educado, sabe pensar, tem consciência crítica. Um povo ignorante, segue as primeiras intensões, não questiona nada. O Lobão é exemplo disso. Muita gente martiriza ele pelo escracho que é o seu passado, e quando ele fala algo que preste, a impressão ruim predomina. Ele fala muita merda, mas as vezes fala coisas interessantes. Mas você só conhece o doidão, drogado e delinquente. Tudo bem que a reputação não ajuda, mas pense na reputação das figuras políticas que citei; eles estão aí com força!! Acho mais legítimo ouvir o que o Lobão tem a dizer do que eleger, Collor a senador, Tiririca a deputado e Lula e Dilma pra presidente.





3 comentários:

  1. Bom dia Bruno.
    Meu amigo sempre achei o Lobão um homem de decisão forte, ele é polemico e sempre fala o que pensa,mesmo quando não deve.
    Ao contrário o Lobão do que eu pensava mudou de opinião e fiquei muito feliz ,pois desta vez fez o que era certo ficando do lado que muitos deveriam ter ficado,mas a gente tem que aprender a respeitar a opinião e gosto das pessoas,mesmo estando erradas..
    E por isso sinto que pelo menos por este lado o Lobão se enveredou pelo caminho certo ficando do lado do Aécio Neves apoiando.
    Mas estes tipos faz parte numa eleição e não é novidade os políticos ganharem fama,uns ficam e outros apenas no primeiro mandado e depois as pessoas esquecem, no caso você citou alguns,enfim para mim é muito triste ver o tipo de gente que fica no poder ,mas se segue e esta infeliz da Dilma ficou, mas não quer dizer que ganhou.
    Excelente este seu texto e parabéns fiz uma excelente leitura ao te ler.
    Agradeço por ter compartilhado.
    Desejando um ótimo sábado
    Abraços sempre.
    ClaraSol

    ResponderExcluir
  2. Bom eu acho que...
    Podemos separar as coisas de outra forma. Como vc citou "sexo drogas e rock and roll", não podem então as pessoas que gostam disso ser levadas a sério?
    Muita gente que usam drogas, estão em cargos importantes em empresas pelo mundo. Sem afetar o discernimento sobre qualquer assunto.
    O rock é só um estilo musical que pode ser apreciado por qualquer pessoa sem podermos dizer que a pessoa é incapacitada em dar opinião pelo seu gosto musical.
    E sexo, putz quem não gosta?
    O problema desse personagem que vc está citando em seu artigo é que ele não era só sexo, drogas e rock, ele gostava da pose de marginal artista.
    Li um entrevista dele para a Playboy em 2000 (aff... sim eu leio playboy).
    Lá ele conta que tentou se matar, usava drogas e bebia muito, bateu no pai e ansiava pela morte da mãe. Ele tem sérios problemas mentais e varias doenças.
    Julga ter mais credibilidade que Sandy e Leonardo.
    Ataca claramente muitos artistas com deboche e muito argumento confuso.
    Já esteve preso por varias vezes e tem um histórico imenso de contravenções criminais, sociais e morais.
    Isso faz dele uma pessoa que a opinião não tem valor.
    Não ele ser roqueiro, usar drogas e gostar de sexo.
    Leia a entrevista e vai ter uma ideia do que eu falo, ele cita nomes de muita gente de talento DE VERDADE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silmes, minha linda, acho que você não entendeu bem meu foco. O que eu quis dizer é que o Lobão tem credibilidade pra ser levado a sério, independente do julgamento que a sociedade faz pela sua vida pregressa, porque o povo elege muito político com o currículo pior que o dele sem contestar. Quando eu citei o "sexo, drogas e rock and roll", não quis fazer uma menção pejorativa a essa expressão. Só quis comparar o que a sociedade aceita e consome em termos da mídia, ao que as pessoas conseguem filtrar em seu senso crítico (educação). O meu intuito no texto foi de dizer que o Lobão, como figura polêmica, não é levado tão a sério pelo povão porque ele não é um símbolo da boa conduta (óbvio), mas tem muito filho da puta aí que fez merda feia acumulando cargo de senador (Collor). Entenda, não julguei nada. Muito pelo contrário. Só disse uma coisa evidente, que a sociedade não compartilha do comportamento “sexo, drogas e rock’n roll” de maneira geral, mas não disse que era bom ou ruim, sacou?! Nem quero “merecer ou desmerecer” o Lobão, só usei a figura pública dele pra fazer uma analogia. Ok?!
      Você está me devendo mais matérias sobre música brasileira, hein?! Kkk
      Beijão, meu anjo!!!

      Excluir