terça-feira, 28 de outubro de 2014

O Desenrolo




Vamos todos sorrir, eleitorado!

Vamos comemorar,somos brasileiros!! Não desistimos nunca!!!

O poder se reestrutura e reestabelece. Reiventa-se no rito democrático.

E depois, o que acontece?! A comédia maior: o desenrolo.

O desenrolo começa antes da eleição. Empresário que banca candidato aqui, emprenteira que deixa um trocado ali... É, na verdade, o básico que o empreendedor da política (vulgarmente conhecido como candidato) deve saber: o que ganha eleição é dinheiro. Quem tem mais, tem mais chances. Regra dos negócios em geral, dinheiro faz dinheiro, investimento faz lucro.

E depois que a eleição se confirma, o desenrolo fica mais legal ainda. Além dos contratos e licitações que o empreendedor político vai deschavar para os investidores, ainda existem os apoiadores informais. São também empreendedores políticos que perderam nas urnas, mas deram uma forcinha para o nosso empresário eleitoral nas ruas, ajudando na campanha.

Nessa época que vem depois das eleições, antes da posse do nosso digníssimo mandraque das urnas, é hora de repartir o bolo. Aí as promessas de campanha nunca são descumpridas. Secretaria pra um, direção de autarquia pra outro, cargos de confiança pros parceiros... é a magia do negócio! Quem ajuda, tem sempre uma recompensa na vitória!

E pra pagar os outros gastos?! Campanha custa caro, mas a vitória compensa tudo. É só superfaturar uma licitação aqui, fazer um desvio de verba ali... dá pra pagar as contas e tirar um qualquer. Como pensar em melhorar saúde, educação, saneamento sem quitar as pendengas da campanha?! Como é que se trabalha tranquilo com dívidas?!! Não pode, tem que acertar as paradas primeiro!

Mas é tudo uma questão de desenrolo. Malandragem é o que não falta pra quem tá no topo. Só acho engraçado que tudo isso que falei é de conhecimento geral, e ainda perde-se tempo falando em direita ou esquerda, em ideologias conflitantes, e ninguém pensa que todos os nossos representantes eleitos vão seguir essa cartilhazinha que expus da maneira mais simples do mundo aqui. VEJA MAIS OPINIÕES - CPN


Um comentário:

  1. 39 ministérios, cuba, Venezuela, Argentina, Guatemala, Bolívia e Uruguai pra bancar. ... haja desvio

    ResponderExcluir